quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Complexo de Alemão

Por complexo, assim diz o Aurélio:


(cs) adj. 1. Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes. 2. Observável sob diferentes aspectos. 3. Confuso, complicado, intricado. [opõe-se a simples]. 4. Grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstancias que tem qualquer ligação ou nexo entre si. 5. Psiq. Grupos de idéias inter-relacionadas que tem um denominador emocional comum o qual influencia, significativamente, as atitudes e comportamentos de um individuo.
Todos os significados se aplicam a favela do alemão e tentaremos discutir cada uma delas, ou especialmente algumas; como a de complexo pela ótica da pisq. As epigrafes foram retiradas de uma entrevista que Marcola, integrante do PCC deu ao Globo ou a Folha de São Paulo, não sei mais:

http://acertodecontas.blog.br/atualidades/entrevista-com-o-lider-do-pcc-marcola/

1. Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes.

Olha aqui, mano, não há solução. Sabem por quê? Porque vocês não entendem nem a extensão do problema. Como escreveu o divino Dante: "Lasciate ogna speranza voi Che entrate!" Percam todas as esperanças. Estamos todos no inferno." (Marcola)
Falando de Dante e a sua descida aos infernos, trago aqui parte de minhas lembranças em um trabalho que desenvolvemos em desdobramento e psicografia anos atrás. Já faz quase uma década, que psicografamos um livro, cujo tema central era o tráfico. O inusitado, no entanto, é que o trafico referido era energético. O que conduziu o trabalho para as searas da prostituição e da mediunidade, temas que também se associam a trocas ectoplasmaticas.

Entre o contato com o mundo espiritual e o cruzamento de dados com o mundo físico é notório a muitos, que o trafico de drogas, de órgãos, de animais, de pessoas, de armas, assim como o mercado da pornografia são os que mais rendem lucros e dividendos no comércio mundial. A estranheza dos fatos é que esse mercado ilícito abastece e financia o dito mercado licito, de forma promiscua e escandalosa. Sendo que o rastro deixado dessa promiscuidade é a famosa lavagem de dinheiro. No entanto, a lavagem de dinheiro, anda ganhando níveis de sofisticação e de cumplicidade com o mercado formal, que já não se distingue mais dinheiro licito de ilícito. O efeito colateral mais recente dessa promiscuidade foi dada com o crash do mercado imobiliário americano, levando a bancarrota as bolsas do mundo todo.

Exemplo de como esse mercado funciona seria pela supervalorização dos imóveis. Valorizam-se os imóveis para que quanto mais caro eles ficarem, maior a possibilidade de se lavar o dinheiro em uma transação: única, legalizada e até mesmo com aval bancário. É notório para compradores e vendedores que o imóvel vendido não é compatível com o valor real cobrado, pelo contrário, mas... É desse lastro econômico que se efetiva e se efetua a lavagem do dinheiro. É uma matemática bizarra, lucrativa apenas para uma parcela minúscula e prejudicial para o mundo inteiro.

Em um cruzamento de dados talvez fosse possível fazer uma associação do Bum imobiliário com a contravenção. E como não poderia deixar de ser, este mercado pelo poderio econômico acaba colonizando outras esferas, como a política, a judiciária, a de comunicação. Finalizando, este é um mercado que infesta a todas as localidades do mundo. Especificamente, no Brasil, informações de Wálter Fanganiello Maierovitch dão conta da infiltração cada vez mais influente da Nadrinheta, máfia italiana, diretamente relacionada ao trafico de drogas, a lavagem de dinheiro, a corrupção, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário