quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Complexo de Alemão/2


2. Observável sob diferentes aspectos.


Vou dar um toque, mesmo contra mim. Peguem os barões do pó! Tem deputado, senador, tem generais, tem até ex-presidentes do Paraguai nas paradas de cocaína e armas. Mas quem vai fazer isso? (Marcola)
Aqui é uma visão que não me permitiu um sono calmo e tranqüilo. Em grande parte do mundo, senão no mundo inteiro, a policia tem uma banda podre. No caso da policia carioca é o inverso, lá se encontra uma ala honesta, eles são minoria. A promiscuidade das relações da policia do Rio com toda fonte de poder paralelo pode ser vista e entendida pelas milícias, armadas, paramilitares, formada em sua maioria por policiais e ex-policiais. A história é simples: depois do arrego do trafico, eles resolveram administrar as coisas por eles mesmos. Expulsaram os traficantes e passaram a traficar. Como isso ainda era pouco bizarro, eles passaram a cobrar proteção de comerciantes, moradores, fazer todo tipo de gato (contradição já que são ratos). Enfim, dominam e amedrontam as favelas, comunidades que um dia ajudaram a libertar.

No livro a “Elite da Tropa” o autor nos informa, que a chegada do Papa provocou ações higiênicas nas periferias cariocas. Buscou-se mais do que nunca diminuir os índices de violência, nem que para isso fosse preciso a falseação de dados. O falecido Michael Jackson para realizar as suas filmagens teve que contar com os beneplácitos do trafico. Tudo isso sinaliza para uma relação de parceria entre o trafico e o poder oficial, de forma um nunca contrariar o outro. Todavia, a apreensão de 8 toneladas de drogas, armas, motos no complexo do alemão indicam que o enfraquecimento do CV é o fortalecimento do Estado. A pergunta que tira o sono é: dede quando no estado do Rio há um estado desatrelado do poder paralelo? Se não há, enfraquecer o comando vermelho fortalece quem? Talvez em outro livro como “A Elite da Tropa” ou quem sabe em Tropa de Elite 6 viemos a saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário