Creio que por volta de agosto, setembro do ano passado, às 5as feiras,
eu passei a fazer jejum. Acordava por volta das 05:30 e ia até às 19:00 horas.
Realizava a última refeição antes das 22:00 horas do dia anterior. Primavera
estava fazendo jejum em prol do irmão e outras coisas e numa conversa bem
informal, ela tinha me ensinado que era importante uma intencionalidade no
jejum. Acabou que me juntei ao proposito dela e fui contribuir com a causa. Foi
sensacional o que aprendi nesse processo de jejuar. Todo mundo já sabia, já
sabe, mas para mim foi um reaprendizado.
Nas primeiras horas tudo estava tranquilo. Estava em sala de aula e
enquanto leciono não sinto fome. Na verdade, enquanto estamos em atividade a
fome aparece pouco. No intervalo, todo mundo comendo na sua frente, por muitas
vezes peguei o prato, tipicamente, um processo mecânico, como que dizendo: “na
hora do intervalo se come.” Nesse hiato algo em nós nos pergunta: “vc está com
fome?”
E a resposta era não. Era alguma outra coisa que desejava comer, se
alimentar, pelo fato de se está na 'hora' de comer. Não
tinha fome, mas queria comer. Ou melhor, tinha uma fome, talvez relacionada a
um vazio, a uma falta, a uma ansiedade, mas isso não poderia ser nutrido com comida. Demandava
outro alimento.
Dava mais dois horários, terminava a aula, ficava um tempo mais
conversando fiado com os amigos e vinha para casa. E é nessa ociosidade que
todo o processo começa e fiquei escandalizado como que nos ocupa.
A maior parte do tempo, eu ficava pensando no que ia comer. Na outra
parte no que ia fazer para comer. Eram duas horas da tarde e eu pensando às 19 horas da noite. Impressiona o tempo que gastamos pensamos em comida, o tempo que gastamos fazendo comida e a nossa inconsciência de não saber o que estamos buscando alimentar, que estomago é esse que desejamos nutrir. Isso era um pensamento constante e faminto
cuja conclusão que cheguei é de que A GENTE COME É A IDEIA. A comida mesmo, a
gente ingere pouco. A comida é um detalhe. Tem pouco ou nada a ver com a fome.
O que nós comemos, o que nós ingerimos, o que nos engorda ou o que nos emagrece
tem pouco a ver com o que comemos. Tem mais a ver com a forma, o modo no qual
nos alimentamos. Isso chamou a minha atenção.
E, quando achei que estava tudo certo, não tinha nada mais a aprender,
vejo um post de um amigo evangélico que dizia algo mais ou menos assim: “jejum
sem oração é dieta para emagrecimento”.
E é justamente isso. A intenção, o propósito é importante, fundamental
para a obtenção de um objetivo, no entanto, o diferencial está na oração, na
meditação, em algo que nos faça atentar, antenar para essa relação corpo e
alma. Corpo-mente.
Essa é uma relação complexa porque a gente pensa que o malvado é o
corpo, quando na verdade, o sabotador, inúmeras vezes, é a mente. O corpo é um
programa que executa e cumpre sua programação com perfeição, lisura e alta
performance. A questão toda é a mente. Ou melhor, o ‘conflito’ entre o programa
autônomo instalado no próprio corpo e o programador (mente) que pode operar
harmonizando ou desarmonizando o programa. Encontrar essa relação, essa
mediação não é fácil.
A mente tem ideias, tem imagens, tem teorias, tem conhecimentos, que
muitas vezes impedem o funcionamento do corpo. A mente tem percepções que
travam as ações do corpo. O corpo tem outra lógica, uma racionalidade,
endógena, extremamente, funcional.
Aqui, eu exemplifico com o esporte. Há uma velocidade de movimentos que
é impraticável vir da mente, eles acontecem como se as pernas, as mãos,
soubessem o que tivesse que ser feito e a mente não atrapalha a execução. Ela
apenas abre o fluxo para que o movimento se realize. Essa combinação
corpo-mente é linda. É uma interação refinada.
Nos atendimentos, por muitas vezes, fico falando para os partilhantes sobre atividade física. Não na busca de se ter um corpo sarado, de se ficar gostosa, mas na restauração desse circuito corpo-mente. Na busca de se encontrar a correspondência entre o pensamento e a execução do mesmo. Em diminuir o hiato, o lapso entre o que se pensa, o que se deseja e a realização, a materialização disso. A medida em que vamos afinando esse circuito, vamos minimizando o nosso tempo de resposta. Isso pode parecer bobo, mas é altamente significativo. Há dias que entre o abrir os olhos e levantar demoro minutos, horas. Esse lapso temporal pode ser mensurado em tantas outras coisas ao longo do dia e da vida. A diferença de se levantar para dar aula no 1º horário numa turma e no dia seguinte em dar aula para outra turma no mesmo horário. A diferença de se levantar para ir a uma reunião escolar e ir para o jogo de futebol. O tempo de resposta para ir aos lugares que gostamos, para realizar o que desejamos é infinitamente menor. É como se acordar-levantar-aprontar fossem um único ato e correspondessem a um mesmo movimento. O contrário é inversamente proporcional.
No jejum com oração/meditação é rigorosamente o mesmo desafio, a mesma
busca por afinar esses dois tempos, essas duas racionalidades: corporal e
mental. No jejum a mente quer comer. Ela tem certeza que se você não comer nos
próximos minutos, você vai morrer. Vai ter um colapso. Situação similar
enfrenta quem por exemplo pratica Cooper, corrida de 5, 10, 21, 42 KM. Exerce
alguma atividade física e busca transpor alguns limites. Limites?
Alguns limites são corporais mesmo. São? Parece que todos os limites são
da mente. Parece que se ela não avisar para o corpo este consegue se superar, ir
além, dar um passo adiante. Quando a gente está correndo, a mente nos mata a
cada metro. A cada passo, ela desvia a sua atenção, te traz uma lembrança, te
ativa um compromisso. Uma conta para pagar. Algo que te bloqueia.
O interessante de todo processo é que a mente consegue correr uma
maratona sem sair do lugar. E, muitas vezes é importante fazer isso. Deixar que
a mente percorra o caminho, mentalize e idealize todo o processo, todo o jogo.
Grandes esportistas realizam isso antes das competições. Eles jogam o jogo
inteiro dias, semanas, horas antes da partida. Depois apenas cumprem o roteiro,
realizam o ritual. Mas, já jogaram o jogo antes e não deixaram a mesma mente
criar obstáculos intransponíveis ao corpo durante a partida. De longe parece que o jogo para eles é fácil porque eles treinam muito e mais do que os outros. Na verdade, é o circuito corpo-mente afinado, sintonizado, que produz um campo mental, físico, visível, quase palpável: os caras dominam o ambiente, fisicamente e mentalmente. É uma força mais ampla que a física, mais concreta do que a da mente. É tangível, perceptível, quase se toca.
Luxemburgo quando técnico do Real Madri, num dos seus primeiros jogos na Champions, creio que contra a Juventus na Itália, estava ganhando o jogo, achou que Zidane estava cadenciando demais, poupando demais e rendendo de menos e acaba por substituí-lo. A ele e mais um. O Real toma a virada, perde o jogo ganho, morto, em 15 minutos. A ideia era de que a presença de um jogador, lento, cadenciado estava controlando não a ele, mas ao jogo. O cara tinha imposto o ritmo do jogo para as duas equipes, quando ele é substituído esse campo que ele produziu é quebrado, os caras foram para cima. De fora algumas pessoas não percebem, mas dentro de campo é nítido. Alguns caras controlam o campo de jogo, dominam o ritmo e a intensidade da partida.
Luxemburgo quando técnico do Real Madri, num dos seus primeiros jogos na Champions, creio que contra a Juventus na Itália, estava ganhando o jogo, achou que Zidane estava cadenciando demais, poupando demais e rendendo de menos e acaba por substituí-lo. A ele e mais um. O Real toma a virada, perde o jogo ganho, morto, em 15 minutos. A ideia era de que a presença de um jogador, lento, cadenciado estava controlando não a ele, mas ao jogo. O cara tinha imposto o ritmo do jogo para as duas equipes, quando ele é substituído esse campo que ele produziu é quebrado, os caras foram para cima. De fora algumas pessoas não percebem, mas dentro de campo é nítido. Alguns caras controlam o campo de jogo, dominam o ritmo e a intensidade da partida.
Afinar o corpo com a mente não é
fácil. A mente busca a acomodação. Ela sem essa sintonia tenta prescindir do
corpo. Afinal, qual é a diferença? Se fui capaz de mentalizar toda atividade na
cabeça por qual motivo vou fazer isso fisicamente?
É aqui que entra a superação. A excelência, a busca pela execução. É
este o preço que muitas pagam e nem todos estão a fim. Para uma grande parte das pessoas saber que é capaz mentalmente e para si mesmo de correr mais rápido é
suficiente. Outros querem mostrar essa eficiência e cada dia buscam aprimorar
mais. É uma lapidação da mente-corpo. Para muitos a luta é contra o outro,
superar um adversário. Outros aprendem que a superação é contra si mesmo, um
melhoramento de si mesmo. Uma auto superação.
Correr, jejuar, meditar é desafiar a mente, não o contrário. O corpo
quer. O corpo só para na exaustão. Mais precisamente, o corpo tende a inércia.
As leis de Newton se aplicam com muita ‘acertude’. Para retirar o corpo do
repouso é necessária uma força, uma aceleração. Uma programação. Fora isso, ele
age pelo seu próprio comando, seguindo a sua programação instalada de fábrica.
Encontrar o ritmo e a dinâmica entre a programação instalada de fábrica e as
atualizações da mente é o que gera excelência, seja a área que for.
O atleta de ponta é aquele que domina o corpo, respeitando sua
programação e a ampliando em direção a concatenação com a mente. Os melhores
esportistas, como em quaisquer outras atividades são aqueles que minimizam a
distância, o hiato entre o pensamento e a execução. Nos negócios é chamado de
pro-atividade. Consegue-se diminuir as resistências das ideias em relação ao
corpo e da execução em relação as ideias de tal sorte que corpo se faz mente e
mente se transforma em corpo. Efetiva-se uma simbiose que encontramos em parte
no nascimento, na 1ª infância e paulatinamente vamos perdendo. Poucos recuperam
essa relação eficiente, harmoniosa, entre corpo e mente na fase adulta. Na
maioria de nós esse funcionamento se dá a reveria da mente, do próprio corpo. A
consciência não é despertada hora nenhuma. O corpo apenas funciona. A mente
apenas idealiza, pensa. Os dois se fazem distintos, opostos, antagônicos.
Crescem para lados e direções contrárias. Um trava o livre e profícuo fluir do
outro.
Diferente das pessoas que vão se especializando numa atividade física.
Elas vão ganhando uma consciência corporal que não funciona sem a mente. Mas,
não uma mente castradora, é uma mente alinhavada a cada musculo, a cada nervo,
a cada neurônio. E estou pensando apenas numa relação mais locomotora,
impulsional, sem adentrar muito no modo da harmonia de todo sistema. Esse
domínio respeitoso, por vezes harmônicas se materializa, se cristaliza, se faz
visível na capacidade de domínio que temos das construções que vamos edificando
ao longo da vida. No caso dos esportistas se fundamenta no controle mental que
eles têm do jogo, do campo. Há um domínio, uma imposição, uma força que se pode
aprender a utilizar com consciência fora daquele espaço de disputa. É comum
jogadores de futebol chamar determinadas partes do campo de sua casa,
representando a capacidade deles de domínio. Alguns conseguem ampliar essa
conquista para fora das quatro linhas, outros quando perdem esse espaço, seja
por contusão, por aposentadoria, entram em declínio, em ruína, em todos os
aspectos, especialmente, os relacionados ao vício. Essa é outra história.
Todo exposto acima, a relação corpo-mente, a disputa corpo x mente têm
relação direta com a sexualidade, com a transa, com a natureza x a cultura e
tudo que reputamos animalesco. O animalesco é da ordem da natureza, do natural,
do software instalado em nosso próprio corpo que roda sozinho sem interferência
de nada, ninguém. O corpo tem um circuito que age por si mesmo, basicamente, no
modus sobrevivência e reprodução. Todos os outros sistemas são atualizações colocadas na
máquina. Encontrar o equilíbrio, o funcionamento harmônico entre cada
corpo-mente com sua cultura, com sua natureza não tem sido fácil. Construímos
uma cultura e temos alimentado um modo de vida que fere todo corpo, negligencia toda natureza e toda naturalidade.
Tudo o que vem do corpo é tido como repulsivo, primitivo. Gritar de dor é feio, sentir raiva não pode, chorar em público não deve, transpirar é proibido. Nas escolas o vigiar e punir tem como escopo uma educação na qual não haja corpo, apenas mente. Desde a infância em nossa cultura vai se cortando, dividindo, separando a edificação corpo-mente como continuum à manifestação da consciência. Vamos nos dividindo ao ponto de uma grande maioria viver como se não tivessem corpo e a outra como se não tivessem alma. Dois reducionismos perigosos, vulgares, que geram os mais diversos transtornos, desarmonias, doenças.
Tudo o que vem do corpo é tido como repulsivo, primitivo. Gritar de dor é feio, sentir raiva não pode, chorar em público não deve, transpirar é proibido. Nas escolas o vigiar e punir tem como escopo uma educação na qual não haja corpo, apenas mente. Desde a infância em nossa cultura vai se cortando, dividindo, separando a edificação corpo-mente como continuum à manifestação da consciência. Vamos nos dividindo ao ponto de uma grande maioria viver como se não tivessem corpo e a outra como se não tivessem alma. Dois reducionismos perigosos, vulgares, que geram os mais diversos transtornos, desarmonias, doenças.
Doenças que somos cada vez mais impelidos a ver e a compreender como
individuais, mas que uma análise mais profunda, revelam que elas são coletivas.
Fruto dessa distensão corpo-mente, natureza-cultura.
Obviamente, se não colocarmos a mente como freio, o corpo não encontra
limites. E, no campo da cultura temos limites. Quais? Como os estabelecemos?
Em suma os estabelecemos como sendo aqueles que nos retira da condição
estritamente animalesca e nos abre às condições humanas. Não deveríamos perder
de vista que nosso humano é igualmente biológico, fisiológico, animal e não
somente mental. Talvez a literatura oriental, hindu ao falar de 7 corpos e não
apenas de um, auxilie a mapear isso com mais tranquilidade. Sem dúvida que as
culturas tribais africanas e indígenas conseguiram melhores êxitos nesse
processo do despertar de uma consciência na qual o corpo espelha a cultura e a
mente reflete o respeito a natureza sem desajustes, desarmonias. As doenças
nessas tribos, nesses sistemas são diferentes. As doenças em nossa cultura são
tidas como marca da desarmonia do indivíduo em relação ao todo. Mais
precisamente, nossa cultura tem construído inversões tão danosas, que temos
adoecido e levado ao adoecimento, justamente as pessoas que tem uma dimensão
mais harmonizada com o corpo e suas representações. Pessoas que exteriorizam o
que sentem, são e estão cada vez mais sendo submetidas a tratamentos como sendo
loucas, anormais, doentias, justamente por sentirem.
Mas, retornando ao corpo e agora o classificando como sexual,
instintivo. Esse corpo não vê impeditivo entre ele e a saciedade do próprio
desejo; pelo contrário, tudo o que existe é para saciar o próprio desejo. Tudo
o que existe se faz enquanto ‘vontade de potência’, um conceito nietzschiano
que de maneira bem simplória nos retrata que tudo o que respira, quer viver e
continuar vivo e a programação desse viver é a própria sobrevivência.
Uma sobrevivência individual. Nem se pensa em se preservar o outro. Não
se tem a menor identificação com parceria, alteridade, família, comunidade. É
estritamente egocentrada. O contraponto que preciso estabelecer é o de que
embora possamos cogitar que estejamos vivenciando avanços e melhorias
civilizatórias temos feito uma regressão. Mais, temos criado uma perversão que
resulta no individualismo, no egocentrismo. Uma redução da sexualidade a
genitalidade. Isso que denominam civilização é uma barbárie de alta tecnologia
na qual seres de todos os reinos, assim como toda natureza se tornaram
descartáveis, inúteis, rejeitos que podem ser excluídos, jogado fora, sem
nenhuma objeção. Fala-se de corpos sem mente, zumbis e temos as drogas que
mostram como isso é possível e está em voga. Temos cidades sem um vegetal,
todos arrancados em nome do progresso. Para esses seres que produzem essas coisas, a realidade é uma
projeção holográfica, uma criação computacional. Se tivermos lembrança de natureza
na mente, ela para eles é descartável na fisicalidade. A síntese dessa perversidade é que
ela não consegue alcançar o prazer a não ser matando para saciar-se. É um
prazer sem troca, sem reciprocidade. É um gozo masturbatório, ou uma
“masturbação vaginal” como Reich chamava algumas relações sexuais,
especificamente, aquelas nas quais o macho introduz o pênis, ejacula e termina
a transa que começou sem beijo, abraço e terminou da mesma forma objetal que
começou.
O que observamos ao perceber esses movimentos é que eles não entenderam
o corpo sexual. Por um lado, enquanto perspectiva energética, ao corpo
sexual-instintivo, não interessa se o outro é casado, ou se é mais velho, ou se
é parente, ou se é criança. Esse desejo, essa energia deseja sobreviver,
reproduzir, saciar-se. É a partir do reino da cultura, do coletivo, do plural, do
outro, que se tensiona esse desejo: “mas é a mulher do meu irmão! É o meu
filho!” Isso não é moralista no sentido de certo ou errado, céu ou inferno. É
moralista no sentido de que nível de fluxo de energia, de relação corpo-mente
você se encontra.
A mente é o anteparo da cultura para administrar esse nosso desejo por e
de... Mas, qual sentido e lógica tem para o corpo se a pessoa está ou tem um
anel no dedo? Ou quaisquer uma dessas lógicas que usamos, cobramos? De
modo geral, como quisemos apontar, não tem. E, por não ter no sentido visceral
do termo é que construímos uma ponte para darmos um passo à frente em nosso
processo coletivo, civilizatório.
Saindo da digressão, friccionar o corpo, rompe algumas estruturas da
mente. Friccionar seja no campo da atividade física, seja no ato sexual,
alargam a mente a partir do corpo, da superação dos limites colocados pela
mente. Fortalece o psíquico, o emocional. Amplia a confiança. Compreende-se os
limites.
Mas, o ponto é: do que nosso corpo precisa? Qual é o corpo ideal? Nós exageramos demais no
cuidado com o corpo. Esse corpo mimado não consegue responder às questões. Os
caras com corpo sarado, perfeitos, lindos, levantam 70 kg no supino e não pegam
dois sacos de cimento. O outro nas mesmas condições de saradeza que não
consegue correr 10 minutos. A outra linda, gostosa, barriga negativa, 2% de
gordura no corpo, não dá conta de passar a roleta com uma mochila e duas
sacolas. Corpos de academia. Belos, esculpidos, mas quase artificiais, já que
não conseguem ter espontaneidade, não conseguem ter funcionalidade diante da
vida. Nem cheiro esses corpos possuem. Não há transpiração. O suor não tem
cheiro. É diferente do corpo do trabalhador braçal, na labuta da construção
civil, ou da zona rural. É diferente do corpo da moça gorda, da outra com
joelho doendo, mas que suportam os sacolejos do bus, da vida.
Estamos mimando nossos corpos. E, isso deixa a mente no controle,
indolente. A mente não pode controlar essa esfera, porque ela te faz acreditar
que sem travesseiro de plumas de ave australiana, você não consegue dormir. Que
se a mulher tiver estria você não consegue transar, que se o celular não for da
última geração você não se comunica. E, entramos nessa loucura que estamos
hoje, corpos mimados por mentes que reduzem o corpo a sua instalação de
sobrevivência e ignoram o corpo enquanto corpo, isto é, reflexo e espelho da
natureza e da cultura.
Finalizando, o mestre indiano fala dos EUA, da cultura ocidental.
Para nós ficarmos 8 horas sem nos alimentar é complexo, porque nossa mente está cheia de conceitos. Nós nos alimentamos pouco dos alimentos e muito mais das ideias que eles têm e trás. Quando bebo Coca Cola, como Big Mac, estou me alimentando outra fome. Talvez de reconhecimento, não sei. Nélson Rodrigues lá no milênio passado nos disse que a fome tinha mudado. Contava o caso de um transeunte que deu uma bisnaga para um pedinte. O pedinte não teve dúvidas, bateu com a bisnaga no transeunte. Nélson disse que a fome não era mais de pão.
Para nós ficarmos 8 horas sem nos alimentar é complexo, porque nossa mente está cheia de conceitos. Nós nos alimentamos pouco dos alimentos e muito mais das ideias que eles têm e trás. Quando bebo Coca Cola, como Big Mac, estou me alimentando outra fome. Talvez de reconhecimento, não sei. Nélson Rodrigues lá no milênio passado nos disse que a fome tinha mudado. Contava o caso de um transeunte que deu uma bisnaga para um pedinte. O pedinte não teve dúvidas, bateu com a bisnaga no transeunte. Nélson disse que a fome não era mais de pão.
E, de fato, quando nossa mente nos diz que estamos com fome, abrimos a
geladeira e vemos frutas, verduras, dizemos que não tem nada para comer. Se
saímos para um passeio com uma geração mais nova e se disserem estar com fome e
comprarmos pão, corremos o mesmo risco do transeunte. Poucos conseguem saciar a
fome se alimentando de pão, verdura, frutas, água. Nossa fome é saciada com
enlatados, embutidos, alimentos prontos que abrimos ao invés de descascar. Nossa fome é de um desejo de consumo. O prazer de fazer compras é para muitxs igual ao de comer. Para muitxs a foto do prato que vai se alimentar postado nas redes sociais alimenta mais do que a comida, está pode até ser jogada fora. As fomes são outras e enquanto não temos consciência delas, nós produzimos, somos co-responsáveis na desnutrição e miséria de milhares. Pode não parecer ter relação, porque cada vez mais temos cortado o circuito corpo-mente, natureza-cultura, nos levando a acreditar que somos individualistas. Que não temos co-participação com nada, nem ninguém. Essa alienação, essa ilusão não nos vê como corpos de um mesmo e único sistema. Nos faz acreditar que meu corpo é só meu, sem interação, relação, reciprocidade, contato com os demais.
Isso mostra que o que nos engorda são as ideias que ingerimos dos
enlatados. O que nos engorda é a busca frenética por desejos que não são nossos
e nem da nossa natureza. Consumimos, digerimos sonhos, metas que são de outros
corpos, ou melhor de outras mentes. Mentes individualistas que não compreendem
que por mais perfeita a regulação do corpo, ele se realiza, se plenifica no
outro.
A contradição que pira é que o corpo, software que vem com instalação de
fábrica, instalação altamente singular, criada para cada indivíduo como uma
impressão digital, alcança o seu gozo, o seu orgasmo, a sua plenitude, junto ao
outro. O corpo ganha plenitude quando se torna e se faz abraço. Já a mente, que
é coletiva, plural, só ganha sentido, quando se individualiza. Se a mente não
consegue tocar a singularidade do corpo, ele o paralisa, o imobiliza, o adoece,
o frustra, o cinde. E quando a mente se singulariza pela percepção que ela
ganha do seu corpo, a consciência expande. Corpo se faz mente. Mente se faz
corpo. Ambas são consciência do que somos, de quem somos. Consciência de
limites e aberturas.
Ficar 8 horas sem se alimentar quebra a forma com que vemos o mundo. Se eu fosse comunista iria propor regime para refletirmos sobre a sociedade de consumo, rsrs. Mas, a ideia de se ficar 8 horas sem se alimentar, ou a de fazer jejum uma vez no mês, na semana, na vida é a de perceber qual é a sua fome? Do que você se alimenta? Quem e o que a gente alimenta quando comemos? De modo geral, constatamos que comemos muito mais do que nosso corpo físico necessita e deixamos a mingua, em inanição o que precisaríamos alimentar: nossas mentes, nossas almas, nossa transcendência.
Ficar 8 horas sem se alimentar quebra a forma com que vemos o mundo. Se eu fosse comunista iria propor regime para refletirmos sobre a sociedade de consumo, rsrs. Mas, a ideia de se ficar 8 horas sem se alimentar, ou a de fazer jejum uma vez no mês, na semana, na vida é a de perceber qual é a sua fome? Do que você se alimenta? Quem e o que a gente alimenta quando comemos? De modo geral, constatamos que comemos muito mais do que nosso corpo físico necessita e deixamos a mingua, em inanição o que precisaríamos alimentar: nossas mentes, nossas almas, nossa transcendência.
Ainda nessa linha, 8 horas sem comer, assim como o jejum, nos auxilia a
perceber qual o tempo de resposta entre a nossa intenção e nosso ato? Quanto
tempo levamos entre nosso desejo e a busca por ele? Esses processos tendem a
nos dar consciência de que somos e estamos muito mais reativos, correndo para
onde nos mandam, fazendo o que esperam de nós, do que atentos as nossas
verdadeiras vontades. A nossa fome real e não a fome conceitual, insaciável,
que para ser saciada representa a nossa anulação, ou a anulação do outro. Quase
nunca um banquete à Platão, ou uma ceia à Jesus. Estamos nos alimentando como
se fossemos máquinas hospedeiras de uma força perversa, que não sabe o prazer
de compartilhar, dividir, gozar. Uma mente que não sabe o que é ser corpo. Um
corpo entorpecido que não consegue individualizar a própria mente.
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